Sobre Nós
HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO
Tinha tudo para ser apenas um final de semana comum, se não fosse pela existência das máquinas feitas de aço que despertam a paixão e transformam homens em verdadeiros obstinados sobre duas rodas. Era sábado de manhã, dia 05/11/11, e foi em um posto à beira da estrada que Jean Pires (JD) conheceu outros membros do fórum Drag Star Owners Group (DOG), rumo à cidade de São Lourenço em Minas Gerais, onde acontecia o 1º Encontro Nacional dos DOGs. Cerca de 10 motos formavam o bonde, o tempo estava ameno, o céu azul e as curvas da estrada estavam convidativas, dia perfeito para uma ótima motocada com os amigos, o destino? Uma reunião que se tornou memorável.
No evento, sendo realizado no Hotel Emboabas e com a presença de amigos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a conversa estava animada, regada a cerveja e whisky, estávamos divagando sobre o assunto Moto Clubes quando o JD demonstrou sua vontade de montar um novo MC, tradicional aos preceitos do motociclismo de raiz. Os amigos presentes estavam especulando diversos nomes para esta nova empreitada, porém nenhum deles obteve aceitação até que um dos presentes, por ser cinéfilo, deferiu o nome “Bastardos Inglórios”.
Bas.tar.do (fr ant bastard) adj: Aquele que se tornou diferente da espécie a que pertence.
In.gló.rio (lat ingloriu) adj: 1. De que não resulta glória 2. Obscuro
Nome forte e uma aplicação perfeita a um Clube que, como os personagens caricatos do filme, agem com ideais de justiça, procurando banir grupos de pessoas que tentam impor soluções extremistas à população em geral, ou que cometem crimes e outros tipos de violações sobre terceiros sem mostrar remorso.
Neste interim, JD organizou com os presentes e ele apresentou os princípios básicos, o nome do Clube, seus idealizadores e se mostrou um dos mais entusiasmados motociclistas que já encontramos. Alguns presentes foram convidados a formar este novo clube e aceitaram prontamente. E então foi criado pelo JD o primeiro esboço do nosso brasão, apresentado em um churrasco inaugural do ano, em 15/01/12, a ideia foi compartilhada por todos e após alguns ajustes o brasão estava pronto.
Com isso é fundado o BASTARDOS INGLÓRIOS MOTO CLUBE com um churrasco promovido pelos fundadores do qual foram convidados outros amigos para apresentar a eles o novo Moto Clube. Neste churrasco estavam pela primeira vez com o grupo o Roberto Araújo e sua mulher Rosy, que junto com o Altair "Dum" Barreto, simbolicamente no mesmo hotel em que surgiu a ideia original, foram convidados a fazer parte desta família por se mostrarem dentro dos ideais Bastardos, demonstrando em diversas oportunidades a fraternidade e solidariedade exemplares.
Outra grande pessoa que recebeu nosso convite foi o Rael "Professor" Albuquerque, motociclista old-school e pessoa ímpar. Uma grande pessoa que aceitou com honras nosso convite fechando assim os primeiros 6 integrantes BIMC. Começamos assim: Unidos por uma paixão, colocamos em prática por uma filosofia de vida baseada em duas rodas, com muita vontade de estradas e reuniões entre amigos, no Brasil e no Mundo.
O Moto Clube vai crescer de maneira limitada, pois somos irmãos, e para levar nosso nome em seu colete, o Próspero Pretendente demonstrará ser merecedor e provar seu valor.
O BRASÃO
CRUZ DE MALTA
Comumente confundida com a Cruz Pátea, a Cruz de Malta foi introduzida pelos Cavaleiros de São João, hoje em dia conhecidos como Cavaleiros de Malta, nas famosas Cruzadas da idade média. A força de seu significado vem de suas pontas, que expressam as forças centrípetas do espírito e a regeneração. Portanto, cada uma de suas oito pontas representam as oito obrigações ou aspirações dos BASTARDOS INGLÓRIOS MC, sendo elas: motos, estradas, amizades, inteligência, atitude, respeito, praticar a justiça e ser sincero de todo o coração.
ÁGUIA REAL DE ASAS ABERTAS AGARRANDO UMA RODA
A águia simboliza a atenção, a visão apurada, o instinto, a precisão. Uma das principais características da águia é que ela é determinada e certeira; avista a presa a quilômetros de distância e nunca erra um bote, não falha, calcula bem as suas investidas. A roda significa a motocicleta, a estrada, a direção, a condução.
Em Heráldica, que é a ciência que estuda os símbolos dos brasões e dos distintivos, a águia real de asas abertas segurando em suas garras uma roda é o símbolo da Direção Defensiva. Simboliza a atitude defensiva que devemos ter no trânsito: ter a cautela, a observação de uma águia, a visão apurada, a atenção, a precisão nas manobras e em todas as decisões que tomarmos no trânsito. Avistar os perigos de longe, fazer a coisa certa, não falhar. BastardoS InglórioS M C
A faixa superior semi-circular, côncava para baixo, com a palavra “BastardoS” e a faixa inferior semi-circular, côncava para cima, com a palavra “InglórioS”, escritas em cinza e com a primeira letra maiúscula, o que significa ser um nome próprio, e a última letra maiúscula, em vermelho, o que significa que mesmo quando rodando sozinhos fazemos parte de um grupo, no plural. Há também as iniciais “M” de Moto do lado esquerdo e “C” de Clube do lado direito, escritas em caixa alta e em cinza.
Inicialmente, foi criado um patch que consiste na Cruz de Malta na cor vermelha e as iniciais B.I.M.C. Hoje este patch é usado como condecoração a amigos e parceiros do BIMC. A partir de Janeiro de 2014, passamos a utilizar o brasão “29”, onde o “2” equivale ao “B” de Bastardos, segunda letra do alfabeto e o “9” equivale ao “I” de Inglórios, a nona letra do alfabeto.